(11) 4997-1233 / 4997-3098 / 4997-6617

Cura do Concreto

Recomendações importantes para a cura do concreto

Cura do Contreto

Este processo que denomina como “cura do concreto” é uma fase importante que consiste na hidratação do concreto para se obter a diminuição dos efeitos da evaporação prematura da água e como consequência o surgimento de fissuras.

As fissuras aparecem por retração, devido à rápida evaporação da água durante o processo de endurecimento do concreto. Para evitar problemas na cura as recomendações que se seguem:

Antes da Concretagem Molhe bastante toda a laje, vigas, lajotas e elementos das fôrmas. é importante se certificar que o escoramento foi feito de acordo com as recomendações do fabricante para ser suportada a carga do concreto.

Recomendações importantes para a cura do concreto:

• Certifique que as condições nas práticas de segurança da sua obra para todos os trabalhadores.

• Verifique o uso correto dos epi’s (equipamento de proteção individual)

• Seguir sempre todas as recomendações do engenheiro responsável.

Depois da Concretagem Imediatamente após o lançamento do concreto é inicializado o processo de cura é necessário que se molhe a área concretada utilizando jatos pulverizados de água. toda a área concretada deverá permacer molhada durante os sete primeiros dias da concretagem, independente das condições do tempo.

O concreto é um material permeável e por este motivo para garantir o sucesso total da obra é necessária a impermeabilização da área.